Rotina para o bebê Metodo" E.A.S.Y "

Marcadores: ,


Rotina para o bebê não é que da certo! Metodo"  E.A.S.Y "


A Rotina E.A.S.Y de Tracy Hogg me ajudou muito quando minha segunda filha nasceu.

Eu sempre assistia ao programa no Discovery Home Healt em 2004 ano que meu primeiro filho nasceu o Lucas Emanuel. Apliquei algumas coisas com o Lucas do que aprendi com a Tracy, mas depois deixei cair no esquecimento e não dei mais muito atenção para a rotina, Graças a Deus o Lucas foi um bebê que não deu muito trabalho para dormir a noite toda. Quando completou 3 meses e meio ele passou a dormir de 23:00hs até as 6:00hs, o que foi um grande alívio para mim, porém deixei de adotar rotinas a medida que ele ia crescendo e isso foi muito mais trabalhoso para mim do que se tivesse mantido a rotina.

Mas outra hora eu falo como foi que aconteceu, navegando pela net achei esta Rotina no blog : Vidinha Minha e também um blog que gosto muito que é o Conversa para mãe dormir

Estava desesperada procurando esta Rotina e acabei encontrando.

Extrair dos dois blogs as informações.


(Trechos extraído do Livro A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas” de Tracy Hogg e Melinda Blau).



Comece da Maneira que Deseja Manter

Eu sei que a idéia de uma rotina estruturada pode ir contra tudo aquilo que você já ouviu de seus amigos ou leu nos livros.

A necessidade que as pessoas têm de estrutura varia. Em um extremo estão aqueles cujo dia inteiro é previsível. No outro, estão os espíritos livres, que tendem a viver sem compromisso – mas eles também seguem algum tipo de ritual durante o dia. Por quê? Porque os seres humanos prosperam se sabem como e quando suas necessidades serão atendidas.

O mesmo ocorre com os bebês e as crianças pequenas. Ao chegar do hospital com o bebê, sugiro que a família inicie imediatamente a rotina estruturada que irei propor, ou o EASY. Trata-se de iniciais que representam uma sequência previsível de eventos que espelham a vida dos adultos: Alimentar-se (E- eating), dedicar-se a alguma Atividade (A – activity) e Dormir (S – sleep), o que deixa um pouco de tempo para Você (Y- you). Não é um cronograma, mas uma rotina que estrutura o dia e organiza a vida da família.

Os bebês precisam que lhes mostremos o caminho e que lhes ensinemos a constância. A repetição proporciona a aprendizagem mais eficaz. É importante que o bebê se ocupe com alguma atividade depois de alimentar-se, em vez de ir dormir logo após a refeição, para que não aprenda a associar alimentação a sono.

Com o EASY ninguém segue o ritmo do bebê, é você quem assume o comando. Você o observa com cuidado, ouve suas dicas e então assume o comando, incentivando-o suavemente a seguir a rotina que você sabe que o ajudará: Alimentar-se, ter um nível adequado de Atividade e um bom Sono no final. Você estabelece o ritmo.

Com EASY, os pais – especialmente os de primeira viagem – adquirem confiança para lidar com seu bebê; passam a entender o bebê, porque aprendem mais rapidamente a distinguir o choro. Um exemplo disso: Digamos que você já Alimentou o bebê (Eat) e ele está acordado há 15 minutos (Activity), então começa a fazer manha. Há uma enorme chance de que ele precise de um Sono (o S). Por outro lado, se ele já teve um Sono de 1 hora (S), enquanto Você (You) aproveitou para descansar, quando ele acorda não é necessário “adivinhar”. Mesmo que ele não esteja chorando, é seguro supor que ele precise Alimentar-se. E assim recomeça o ciclo do EASY.

Por que implementar o EASY?

O EASY é uma maneira inteligente de passar o dia com seu filho. Trata-se de um método composto de ciclos que se repetem. Seu bebê mudará bastante nos próximos meses, mas a ordem das letras (EASY) permanecerá a mesma:

(eating) ou Alimentação: o dia do bebê começa com uma refeição, que vai do líquido aos líquidos + sólidos (aos 6 meses). Quando o bebê já segue uma rotina, é menor a probabilidade de se fornecer uma quantidade incorreta de alimentos.

- A (activity) ou Atividade: o bebê se distrai murmurando para os pais ou olhando móbiles ou brinquedos. Mas à medida que ele se desenvolve, interage cada vez mais com o ambiente e começa a se mover. Uma rotina estruturada ajuda a impedir a superestimulação.

- S (sleep) ou Sono: o sono ajuda a crescer. Além disso, as boas sonecas durante o dia ajudam o bebê a dormir melhor e por mais tempo à noite, porque é necessário sentir-se relaxado para dormir.

(you) ou tempo para Você: se o bebê não estiver numa rotina, cada dia será diferente e imprevisível. Ele será infeliz, e você nunca terá um momento para si mesma.

Para lembrar: 
o EASY não é um cronograma, pois os bebês não seguem relógios!!! O EASY é um método que varia de criança para criança. Não se pode esperar que um bebê viva segundo o relógio. O EASY sugere manter um mesmo padrão (alimentação, atividade, sono) e repeti-lo diariamente. Não estamos tentando CONTROLAR as crianças, mas sim orientá-las. Pois é por meio da repetição que os seres humanos aprendem e é isso que uma rotina estruturada reforça.

Pra começar a rotina é importante que você faça um diário anotando exatamente o que o bebê está fazendo, quanto ou por quanto tempo está mamando, quanto tempo ele dorme, se ele tem evacuado e quantas vezes.
O seu Diário do E.A.S.Y.

• DATA
• Alimentação
• Em qual horário?
• Quanto (em ml ou em min.)?
• No seio direito (em min.)?
• No seio esquerdo (em min.)?
• Número de defecações
• Número de micções
• Atividade
• Qual e por quanto tempo?
• Banho (de manhã ou à tarde)?
• Sono
• Por quanto tempo?
• Você
• Descanso?
• Tarefas?
• Descobertas?
• Comentários?


Aqui você pode baixar o diário que fiz na planilha e ajustei: Diário EASY


Os primeiros passos: diretrizes para as Diferentes Idades

Estabelecer uma rotina pela primeira vez torna-se um pouco mais difícil quando o bebê cresce, sobretudo se você nunca teve uma estrutura. O EASY é diferente com bebês mais velhos.

Como os bebês se desenvolvem
O bebê é alguém totalmente dependente que irá se tornar uma pequena pessoa, capaz de exercer maior controle sobre seu corpo. Sua rotina será afetada pelo seu crescimento e desenvolvimento, que acontece da cabeça aos pés na seguinte ordem:

Do nascimento aos 3 meses: da cabeça e dos ombros pra cima, incluindo a boca, permitindo-lhe controlar a cabeça e levantá-la, e sentar-se apoiado.

3 a 6 meses: da cintura para cima, incluindo o tronco, os ombros, a cabeça e as mãos e permitindo que ele role de frente para trás, tente alcançar os objetos e pegue-os, sente-se quase sem ajuda.

6 meses a 1 ano: das pernas pra cima, incluindo os músculos e a coordenação, que permite que ele fique sentado sem auxílio, role de trás para frente, sente-se ereto, explore, arraste-se e finalmente, perto de um ano ou depois, ande.

As primeiras Seis Semanas: uma época de ajustes

As primeiras 6 semanas representam a época ideal para dar início ao EASY, que geralmente começa como um plano de 3 horas. O bebê mama, brinca e depois prepara-se para uma boa soneca. Você descansa junto com ele (PS do blog: quase nunca a gente descansa, pois tem tudo pra cuidar ainda, desde roupa do bebê, banho pra tomar, comida pra fazer, mas não custa sonhar, né?). Porém, as primeiras 6 semanas são uma época de imenso ajuste. Antes, o bebê vivia em um local confortável e de clima controlado, onde se alimentava 24 horas por dia, no sossego do útero; agora, precisa sobreviver em uma casa cheia de pessoas, espera-se que ele obtenha a sua alimentação de um bico (seja o seio ou mamadeira). Além disso a vida também é drasticamente diferente para você. Sobretudo se você for mãe de primeira viagem, estará tão confusa quanto o bebê!!! E se for o seu segundo ou terceiro filho, provavelmente os irmãos estarão a seus pés, reclamando que aquela boneca chorona monopolizou o tempo de todo mundo.

O bebê não tem muito controle sobre nada nessa fase – exceto sua boca, que ele usa para sugar e se comunicar. A existência dele se resume a alimentar-se, sugar e CHORAR! O choro é sua única voz. E ele chora em média de 1 a 5 horas por dia. (Já pensou que desespero? Ainda mais quando um minuto de choro parecem 3 ou 4 minutos, devido a diversos fatores!).

Porém,NUNCA devemos ignorar o choro do bebê, nem muito menos deixá-lo chorando sozinho! Sempre precisamos descobrir o que ele está tentando nos dizer. O choro costuma atingir o auge na sexta semana, e nessa época os pais observadores geralmente já aprenderam essa linguagem. Prestando atenção nos movimentos do bebê, em geral esses pais agem antes do choro começar. Você aprenderá rapidamente as dicas do seu bebê se colocá-lo no EASY.

Abaixo uma Rotina Sugerida pela Tracy.






Eu tive que adaptar a Rotina para a Ana Carolina, como cada bebê é diferente fui seguindo o sugerido e fui adaptando a Ana, mas o roteiro era o mesmo da sugerida pela TRacy. Clique na foto para baixar a Rotina Da Ana até 3 meses.


É importante lembrar que cada bebê é um ser único e deve ser tratado como tal. Nem sempre os horários propostos na rotina serão os que se encaixam com o seu filhote.Depende de cada criança. Por isso é importante que você anote os horários e como o seu filho está seguindo a rotina, e adapte a mesma à realidade do seu bebê. A rotina proposta é mais um guia para dar uma ideia de como as coisas devem ser pra estruturar uma rotina para o seu bebê. Se você começar a segui-la logo vai perceber que esse ou aquele horário não dão certo para seu filho. 

O importante é a sequência EASY (alimentação, atividade, sono e você), o tempo dela vai depender do seu filho.

A Ana Carolina ela nasceu prematura de  34 semanas e ficou 12 dias na UTI Neo Natal, lá o bebe tem a rotina da UTI, quando ela foi para casa elas estranhou um pouco, tive que criar um ninho para ela igual o da UTI para ela ficar mais aconchegada.

Logo nas primeiras semanas em casa estava deixando ela a vontade e seguindo a própria rotina dela, mas comecei a perceber que eu não estava ficando bem, pois passava as noites em claro e estava ficando irritada pela falta de sono e ainda tinha meu filho de 6 anos para dar atenção.  Comecei a pesquisar pela internet a Rotina pois eu ja conhecia a Tracy do programa a Encantadora de Bebês no discovery Home end Healt, hoje nem passa mais este programa. foi que encontrei o blog Conversa para mãe dormir.  e depois o  Vidinha Minha. 
Depois de adaptada a Rotina as coisas começaram a fluir melhor , vou compartilhar com você muita coisa que aprendi com o Livro Soluções para noites sem sono. o que me ajudou muito também, vou copiar as planilhas sugeridas no livro para poder compartilhar com vocês.

Até outra hora!!!!