Como definir limites com o seu adolescente

Definir limites e estabelecer regras para o filho adolescente é um ato de amor que será muito importante para a sua realização na vida adulta.
Suely Buriasco

É importante pensar sobre a relação da adolescência com os limites, afinal essa fase compreendida entre a infância e a vida adulta é conhecida pelo destaque da desobediência às regras. Assim, observar alguns elementos pode ajudar os pais na difícil tarefa de definir e impor limites ao adolescente:

Não se desespere

É importante que os pais reconheçam que até certo ponto é normal no adolescente ser arredio e buscar infringir regras. Faz parte da descoberta do mundo testarem os limites e questionarem situações, até para saberem na prática como as coisas funcionam. A noção desses pontos divisórios demonstrando até onde se pode ir será fundamental na vida adulta. É importante conhecer reações normais dessa fase para não se estressar e evitar conflitos desnecessários.

Atribua regras claras

Sabendo que os adolescentes tendem a ser arredios às regras, o próximo passo é estabelecer e manter normas claras que não deixem qualquer dúvida em sua execução. Tenha a certeza que a sua persistência será testada continuamente e se você ceder perderá o controle. O adolescente precisa entender que quando os pais dizem não é não mesmo; por mais que ele reclame precisa sofrer as consequências sempre que desobedecer. Não se preocupe; a disciplina provoca sensação de segurança no adolescente; educar é um ato de amor. Segundo o psiquiatra Içami Tiba: “Quem ama, educa”.

Ênfase no diálogo

Não espere facilidades na relação com um adolescente, mas também não há por que complicar ainda mais. O melhor mesmo é não se exasperar e agir sempre com equilíbrio; diante de atitudes que irritam muito você, não revide e, de preferência, nem responda. O momento propício para o diálogo é quando a calma impera, então promova uma conversa amorosa com seu filho. Fale com clareza e ouça com compreensão; mantenha a atenção para não se envolver nas distorções que ele possa tentar fazer com suas palavras; seja atencioso e assertivo. Deixe claro que mesmo que ele não entenda assim, você está buscando fazer o melhor que pode porque o ama e quer que ele fique bem.

Peça desculpas

Pais não são infalíveis e filhos adolescentes sabem muito bem disso, assim se você considerar que errou em alguma medida, atitude ou palavra, reconheça e peça desculpas. Ao contrário do que muitos pais pensam, reconhecer um erro é um ato de coragem que provoca a admiração dos filhos e acrescenta autoridade na relação. Pedir desculpas, sendo uma atitude ética, é ainda um ótimo exemplo para o filho.

Elogie

Busque que seu filho compreenda que se ele tem deveres, tem também direitos; deixe isso muito claro e, preferencialmente, nomeie essas prerrogativas. Enalteça as boas qualidades de seu filho; comumente adolescentes passam por uma fase de baixa autoestima, ajude-o a elevar os conceitos que tem de si mesmo. E não se esqueça de elogiar sempre que ele aceitar e compreender os limites e regras estabelecidos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.