Meu filho está com 7 anos e minha filha com 1 ano e 7 meses, com o bebe é trabalhado muito o lúdico , o visual, na idade do Lucas ele já sabe que existem regras, mas nós como pais e educadores temos que lembra-los a praticar as regras da casa.
A bíblia nos diz que Ensina a criança no caminho em que ela deve andar, e quando crescer jamais se desviará dele. Nós vamos caminhando junto com a criança, é no caminho, então é no dia a dia da criança. Nossos filhos são uma esponja, eles absolvem tudo o que está ao seu redor, nós como pais somos os exemplos de quem eles serão no futuro.
Eu tive muita dificuldade com o Lucas meu primeiro filho. Em primeiro lugar: eu era imatura demais , não sabia estabelecer regras para ele. Em segundo: eu trabalhava o dia todo e deixava ele com a babá e quando chegava em casa nunca tinha tempo direito para ele, e deixava o menino na frente da televisão assistindo o discovery kids. Nada contra este canal maravilhoso, o problema era que eu não ensinava nada para o Lucas, o menino cresceu sem regras e eu fui perdendo minha autoridade de mãe. Até chegar ao ponto de eu passar vergonha com ele porque ele queria as coisas do jeito dele e na hora que ele queria.
Desesperada com esta situação me rendi a ler os livros de Içami Tiba, Augusto Cury e Cris Poli ( Super Nany). Lendo estes autores, fui percebendo o quanto é importante estabelecer regras para nossos filhos e ensiná-los a pensar, a fazer escolhas acertadas, e a ser pessoas de bem.
É importante a criança se sentir amada e aceita do jeito dela, mas precisamos ensiná-las que em qualquer ambiente há regras. Eu sempre digo aos meus filhos que os amo. Uma criança amada e aceita ela é um adulto feliz.
Estou deixando disponível para baixar o material que eu preparei para trabalhar com meus filhos .
Anexos:
Regras da Casa
Plano diário da Escola - Lucas 2012
Carinhas - Feliz e triste
Quadro de atividades
Lousa Educacional
Várias Regras para você.
Rotina diária
Plano Diário da Escola do Lucas
Mas sabe o que é mais difícil de se estabelecer regras? É ter a firmeza de mantê-las. Muitas vezes, nós pais é que "burlamos" nossas próprias regras.
Amando o blog! Bjs...