5 maneiras eficientes de construir o caráter de seus filhos

Todos já ouviram a frase "garotos são garotos". Em algum momento, pais e professores esperam que esses jovens garotos caiam na realidade, acordem e comecem a pensar mais no que é certo do que naquilo que os torna admirados.

  • Todos já ouviram a frase "garotos são garotos". Essa afirmação é frequentemente usada como desculpa para mau comportamento. Não há dúvidas de que garotos são, falando de maneira generalizada, desobedientes e desordeiros, prontos para conquistar o mundo. Eles querem parecer machos para seus amigos. Isso é algo normal para um garoto. Por causa de sua necessidade interior de serem fortes e corajosos eles podem acabar se encontrando em situações comprometedoras apenas para provar esse fato. Às vezes isso significa aceitar um desafio, mesmo se o desafio for estúpido - o que muitos desafios são - para provar sua masculinidade. Em algum momento, pais e professores esperam que esses jovens garotos caiam na realidade, acordem e comecem a pensar mais no que é certo do que naquilo que os torna admirados por outros.
    Recentemente, foi relatado que um time de futebol inteiro teve a oportunidade de começar a entender esse tipo de pensamento. O técnico Matt Labrum do colégio Union High School, em Roosevelt, Utah, nos Estados Unidos, suspendeu toda a sua equipe por causa de um comportamento inadequado. Os jogadores ficaram atordoados.
    Depois de saber sobre a atitude disciplinar sem precedentes do treinador Labrum, uma mãe postou uma nota sobre este incidente e fez o seguinte comentário: "Ótimo! Que grande treinador temos aqui em Roosevelt!". Dentro de 24 horas, a nação inteira sabia o que tinha acontecido. O país todo apoiou e reconheceu alguém que estava disposto a colocar a construção do caráter acima da importância de ganhar jogos.
    O que esses rapazes fizeram para merecer tal punição? Além de cyberbullying (bullying pela internet) com um colega, eles estavam tirando notas baixas e matando aulas, também estavam mostrando desrespeito a professores; todos comportamentos inaceitáveis.
    O técnico Labrum se reuniu com a equipe e ensinou-lhes algumas lições sérias sobre caráter. "Vemos isso como uma chance de dizer 'Ei, precisamos nos concentrar em outras coisas que são mais importantes do que ganhar um jogo de futebol'", disse Labrum. "Tivemos uma resposta emocional dos meninos. Acho que isso realmente significou algo para eles, foi bom ver que sim. Não houve nenhum deles que se opôs à punição".
    Uma semana depois, o noticiário relatou uma resposta positiva dos meninos. Todos os que obedeceram agora estão prontos para entrar em batalha no campo de futebol novamente. Mas, desta vez, com uma compreensão mais clara do que é preciso para vencer as batalhas que irão enfrentar na vida, as quais exigirão caráter para ter sucesso.
  • 5 coisas que os pais podem fazer para construir caráter em seus filhos

  • 1. Oriente-os

    Como podem os garotos desenvolver bons traços de caráter, se eles não sabem o que isso significa? Defina o significado de caráter. Você encontrará na maioria dos dicionários a definição de que caráter é o conjunto de qualidades ou características que distinguem uma pessoa, grupo ou coisa de outra. Pergunte aos seus garotos qual é o tipo de pessoa pelo qual ele quer ser conhecido. O que define o seu caráter? Uma maneira de ajudá-los a pensar seriamente sobre isso é perguntar se eles fossem morrer amanhã o que eles acham que seria dito sobre eles em seu funeral? Isso irá colocá-los em uma perspectiva de mudar aqui e agora. Quase todo mundo quer ser lembrado por ser uma boa pessoa. Peça-lhes que listem as características que eles gostariam que definissem seu caráter.
  • 2. Apoie quem estiver tentando ajudar seus filhos a construir bons traços de caráter

    Se há líderes na vida dos seus filhos que não estão fazendo isso, e estão deixando que eles e seus colegas não assumam as consequências de atitudes que são prejudiciais, você deve ter uma conversa séria com essa pessoa. Diga-lhe o que espera de sua liderança. Por outro lado, quando os líderes e professores disciplinam o seu filho por mau comportamento, não vá contra eles. Você pode dar suporte a seu filho com amor e apoiá-lo quando ele receber essas ações disciplinares, porém você não deve "passar a mão" na cabeça de seu filho e encobrir seus erros. Se você fizer isso, estará negando-lhe uma valiosa oportunidade de crescer.
  • 3. Elogie seu filho quando ele fizer algo que mostre seu bom caráter

    Diga a ele que é preciso ter coragem para fazer o que é certo. Se ele fez algo errado e quer corrigir-se, elogie-o por isso. Não o deixe constrangido, mas sim apoie-o enquanto ele procura corrigir o problema.
    O terapeuta familiar Jonathan Decker disse: "Quando os homens confessam um erro ou desculpam-se por uma má conduta, eles estão sendo vulneráveis com você, o que provavelmente é um risco enorme para eles (lembre-se, muitos foram condicionados a acreditar que, em algum nível, a vulnerabilidade afasta as pessoas). Reforce sua honestidade e responsabilidade, reconhecendo abertamente a coragem que tiveram para dizer a verdade e dizendo-lhes o quanto isso significa para você, eles estarem assumindo a responsabilidade por suas ações". (Meridian Magazine, 27 de setembro, 2013)
  • 4. Diga ao seus filhos o quanto você os ama

    Eles nunca serão velhos demais para ouvir as palavras "Eu te amo, meu filho", não importa o quão viris eles possam tentar parecer. Junto com as palavras, eles precisam de nossa paciência e firmeza. Eles precisam saber que temos confiança neles, apesar de suas imperfeições.
  • 5. Seja o exemplo

    Enquanto seus filhos veem o seu exemplo, eles aprenderão o que é ser uma pessoa de caráter. O autor Wilferd A. Peterson acertou em cheio quando disse: "Nossos filhos estão nos assistindo viver, e o que somos fala mais alto do que qualquer coisa que possamos dizer".
    O futuro depende desta geração de jovens (rapazes e moças). Pense no bem que pode acontecer se os jovens forem educados e encorajados a serem nobres, corajosos, honestos, confiáveis e solidários. Podemos fazer a diferença cada vez que ajudamos um menino a desenvolver esses traços de caráter.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.