Cris Poli
Nenhuma pessoa é uma cópia exata de seu pai ou de sua mãe. Cada um de nós é um ser único, com características próprias, qualidades e defeitos específicos e personalidade e temperamento bem definidos. Mas há um aspecto em todos os indivíduos que pode receber uma influência muito forte de seus pais: o caráter. É o caráter que vai determinar se você será honesto ou trapaceiro, bom ou mau, ético ou corrupto, digno ou de má índole. Em outras palavras, se será alguém que trará uma contribuição positiva ou negativa para a sociedade e o mundo em que vivemos.
Desde a mais tenra infância, todos estamos abertos a influências. Dia após dia, a criança recebe instrução de forma oral e observa os exemplos ao seu redor. E essas informações são absorvidas, processadas e transformadas em traços de caráter. Por isso, se o seu filho cresce em um ambiente em que todos se comportam de forma virtuosa, a probabilidade de que ele desenvolverá virtudes é enorme. Claro que isso não é uma ciência exata, mas crianças são como esponjas, que sorvem tudo o que ouvem e veem. Os pais precisam ter isso sempre em mente, para agir e falar de maneira tal que sirva como uma boa influência para os filhos.
O propósito deste livro é levar mães e pais a uma reflexão sobre valores fundamentais. Para que o casal ensine o seu filho — em palavras e atitudes — a se relacionar bem com o próximo, a ser gentil, bondoso, amoroso e cheio de outras qualidades. Em outras palavras, para que a criança absorva e desenvolva traços de caráter que farão dela, hoje, um filho exemplar e, no futuro, um adulto do bem, bom pai, cônjuge modelo, amigo sincero, profissional ético. Em resumo, um cidadão correto em todos os âmbitos.
Haveria muitas formas de se escrever este livro. Optei por usar como base as virtudes que mais norteiam a minha vida: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Na verdade, não fui eu quem inventou essa lista: ela está descrita no livro mais lido da história da humanidade: a Bíblia. O conjunto desses nove traços de caráter é chamado de fruto do Espírito pelo apóstolo Paulo, em uma das cartas escritas por ele e que consta do Novo Testamento — a destinada aos gálatas.
Nas próximas páginas falo sobre a importância de você, que é pai, manifestar cada uma dessas virtudes em sua vida, como exemplo para que seu filhotambém as desenvolva. Educar um ser humano é uma grande responsabilidade. E o mais importante no processo de instrução não é a transmissão de conhecimento, mas sim dos valores que farão dele uma pessoa virtuosa. Como orientou com muita propriedade o sábio Salomão: “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe”.
Esse é o ponto de partida da formação de caráter: o lar, a família, as pessoas mais próximas. Para o seu filho, isso significa você. Pela importância que têm em minha vida pessoal e pelos valores que transmitem, escolhi usar o fruto do Espírito e a Bíblia como base para o conteúdo deste livro e também como fonte de muitos exemplos que vou mencionar nesta obra, pois as Escrituras cristãs são ricas em sabedoria e histórias de edificação.
Isso não significa em absoluto que pessoas adeptas de outras religiões não possam se beneficiar dos ensinamentos que transmito aqui, muito pelo contrário. Não escrevi este livro para evangélicos, católicos, espíritas, budistas ou judeus: o escrevi para pais. Todos os pais. Pois este não é um livro religioso: apenas uso princípios e exemplos bíblicos para transmitir ensinamentos que podem ajudar homens e mulheres de quaisquer crenças a educar seus filhos com a finalidade de se tornarem adultos bons, íntegros, de caráter e que deixem um legado positivo na sociedade.
A essência do que compartilho neste livro é fruto de décadas de experiência como profissional da área de educação, mas também como mãe e avó. Fiz questão de não me apresentar ao longo do texto apenas como a Supernanny, mas também como pedagoga e mulher de família. Assim, trago para estas páginas ensinamentos e reflexões que adquiri em diferentes âmbitos da minha trajetória.
Nada educa mais do que o exemplo pessoal. No caso das crianças, os pais são o modelo mais influente e que mais peso terá sobre a formação do caráter delas. Meu desejo é que Pais admiráveis educam pelo exemplo leve vocêa uma reflexão profunda sobre o seu papel na vida dos pequenos e o ajude a ser um pai ou uma mãe cada vez mais exemplar. Pode ter certeza de que você não vai se arrepender — e, um dia, seus filhos vão lhe agradecer.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.