O sonho da família unida através do tempo pode se realizar com algumas dicas.
1. Bilhetinhos
Todo mundo gosta de ser lembrado. A sensação de quem recebe o bilhete é a de que é amado. Espalhar post-it em lugares estratégicos como na tela do laptop deles, na garrafa de água na geladeira ou nos espelhos, gera um sentimento muito positivo. Um simples "eu te amo" é suficiente. Agradeça pelas tarefas feitas com um bilhete e um bombom, elogie suas conquistas, ou simplesmente desenhe corações e deixe para ser encontrado. Pequenos gestos que ficarão para sempre guardados na memória e farão com que o amor pela família cresça gradualmente. Quando crescerem e estiverem longe, um e-mail semanal fará muita diferença e corroborará o sentimento adquirido na infância.
2. Cozinhar juntos
Preparar alimentos em família é sempre divertido. Reúna a família e distribua as pequenas tarefas de acordo com a faixa etária. Todos gostam de participar, até os menores, que podem ajudar em coisas bem simples. Enquanto preparam a refeição, conversem sobre os diversos assuntos da rotina deles, sem cobranças, que podem ser feitas em outra ocasião. O momento deve ser de descontração e boas risadas. Também pode incluir ensinamentos culinários.
Na minha família temos uma tradição de um verso em alemão que fala dos ingredientes de uma receita de massa de pão/bolo básica. Minha mãe me ensinou e continuei a prática com meus filhos. Nossa pronúncia não é das melhores, mas os ingredientes estão bem gravados na memória de todos.
3. Refeição em família
O tempo está cada vez mais curto, mas reunir a família à mesa ainda é uma escolha muito importante. Neste momento todos podem comentar seu dia, suas conquistas, seus sonhos, trocar ideias e a união do momento é importante para a continuação. Depois de crescidos, filhos aguardam as datas comemorativas para estar novamente reunidos com todos os familiares em uma refeição. Almoços de domingo na casa dos pais torna-se um momento agradável na vida dos jovens adultos. Família que se alimenta unida, permanece unida.
4. Tradições
A sensação obtida pelas tradições familiares é de algo exclusivo, somente da família. As tradições não precisam ser apenas nas datas comemorativas, mas podem ser inventadas. Jogos, noites no cinema, viagens e muitas outras ideias podem ser escolhidas.
5. Apoio
Cada um tem seu talento e interesse. Estar presente naquele jogo de futebol, apresentação de balé ou dança de quadrilha transmite segurança à criança e ela fica com a certeza de que está ocupando bem o seu tempo e agradando a seus familiares. Sente que é amada e que seus pais enxergam seus talentos. Mesmo quando são adolescentes acompanhar sempre que possível e continuar incentivando fará uma grande diferença no desenvolvimento amoroso entre os familiares. Um esforço que resultará em uma família unida agora e no futuro.
6. Saber ouvir
As pessoas precisam ser ouvidas, sentir que são amadas sem interrupções ou julgamentos. Ouvir é muito mais que ficar em silêncio. É realmente se interessar, oferecer sua opinião, alegrar-se ou entristecer-se com o locutor. Ser compreendido e confiar nos pais é importante para que os laços sejam mantidos. É algo que permanece.
O amor no lar pode ser expressado hoje e sempre com demonstrações simples. Uma família que se ama e faz coisas juntas tem muito mais probabilidade de continuar unida com o passar do tempo.
Fonte: Familia
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.