Todos nós, cedo ou tarde, temos momentos em que nos sentimos desanimados e temos a sensação de que as pessoas se aproximam de nós apenas quando estamos numa situação privilegiada - financeira, física ou emocionalmente positivas. Quando eu era jovem, eu pensava que confiança viria com progresso e experiência, mas eu me enganei: mesmo com tudo isso, autoestima não é algo que ganhamos, mas que precisamos buscar e que exige trabalho.
E o que fazer nesses momentos quando nos sentimos sozinhos e a autoestima parece ter desaparecido? Fiz uma pequena pesquisa com algumas pessoas e consegui coletar 30 pensamentos para que possamos estar mais positivos e assim colocar em prática sempre que precisarmos de uma injeção de ânimo extra.
- Ore. A oração tem o poder de abrir a mente para a resposta de um Pai carinhoso que lhe ajudará a identificar e lutar por sua dignidade e perceber que Ele não comete erros, e não cometeu dando-lhe o sopro da vida.
- Identifique condições ou situações atuais que estejam destruindo sua autoestima. Considere-as passageiras. Conhece o ditado “não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe”?
- Respeite sua genética familiar. Aos 12 anos a maioria das garotas já viu em torno de 80 mil anúncios de beleza na mídia em geral. 77% se acham feias, pois nunca alcançarão aquele padrão de beleza. Liberte-se disso!
- Não importa o que você fez ontem ou o que você fará amanhã. Tudo gira em torno das escolhas que você faz hoje.
- Leia um livro favorito. Ou todos da sua estante.
- Perdoe-se. Siga em frente. Faça disso um estilo de vida.
- Olhe para seus filhos. Veja as criaturas maravilhosas que são.
- Observe como seu animal de estimação lhe ama.
- Faça uma lista de suas habilidades e talentos. Escreva-os e cole na porta do guarda-roupa. E tenha certeza de ir aumentando a lista a cada nova situação. Todos aprendemos todos os dias.
- Não tenha medo de despedidas. Você pode criar raízes e asas ao mesmo tempo.
- Volte a estudar. Preencha seu tempo. Aprenda mais. Você vai se surpreender com sua capacidade.
- Não importa como foi seu tombo ou erro cometido, mas o quanto você está trabalhando duro para se levantar, chacoalhar a poeira e continuar.
- Exercite-se e aprenda a comer de forma mais saudável. Nada que lhe tire o prazer de viver bem vai durar muito tempo ou lhe trazer satisfação. Mas gordura ou sal demais vão tirar sua disposição.
- Converse com alguém e faça essa pessoa rir. Seu poder é infinito para ajudar os outros.
- Use suas derrotas para ficar melhor, mais forte, mais sábio. A vida continua. Olhe o quanto você já caminhou, não o quanto ainda precisa seguir. Seus sonhos não virão até você, você precisa buscá-los.
- Aprenda a dizer não. Planeje seu tempo e tenha certeza de balancear as atividades de forma que haja um tempo para lazer, descanso e família todos os dias além do trabalho.
- Cumprimente o porteiro, faxineiro, balconista e as pessoas que normalmente passam despercebidas mais cordialmente que de costume. Você vai se assustar com o milagre da gentileza e como ela volta para você rápido.
- Pare definitivamente de se preocupar com o que as pessoas pensam. Preocupe-se com o que Deus pensa.
- Sorria. Se precisar assistir a uma comédia ou almoçar com aquele amigo engraçado, tenha certeza que dá umas boas gargalhadas. Outra ferramenta para liberação de endorfinas que ajudam a sentir-se mais relaxadas e confiantes.
- Faça exercícios para presentear seu corpo e mente com endorfinas e resistência, não para punir-se do que comeu.
- Limpe a casa ouvindo louvores.
- Respeite-se. Olhe seu corpo no espelho não como ornamento, mas como instrumento. Veja o quanto você é capaz de fazer. Deixe as imperfeições de lado.
- Coma chocolate. É comprovado que ajuda com tudo, desde a melhorar a TPM a viver mais.
- Dê um tempo nas páginas sociais. Um estudo feito no Canadá disse que as pessoas que passam tempo demais no Facebook desenvolvem mais ciúmes e inseguranças. Vá fazer algo que você goste nesse tempo.
- Tome um banho relaxante com direito a depilação, limpeza de pele, máscara para os cabelos. Tire um dia só para cuidar de você mesma. Vista-se melhor, arrume o cabelo.
- Faça metas pequenas para conquistar outras maiores. Tentar já fará uma grande diferença.
- Não permita que as pessoas lhe diminuam. Nem você mesmo. Seja assertivo. Ao entender e reconhecer o porquê dos atos alheios, você ganhará mais confiança em lidar com situações que envolvem outras pessoas.
- Abrace suas emoções. Você está vivo! Ame-se! Você é uma pessoa única, e essa é a beleza do ser humano. Seja gentil consigo mesmo, compreensivo. Seja seu amigo.
- Pense em quem você mais ama. Desenterre os álbuns de fotografia da família. Lembre do grande exemplo das pessoas que já passaram por este mundo. O amor é o contrário do medo. O medo é o contrário da confiança e autoestima.
- Busque sua família. Conviva mais com eles. Visite-os mais. Conheça-os mais profundamente. Participe das atividades, vá aos aniversários, festas de casamento e mesmo funerais. Afinal, quem mais neste mundo o aceita incondicionalmente como eles?
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.