Você tem filhos com até 5 anos? Convive com crianças nesta idade? Sabe o que é "Pronação Dolorosa"?


O que é Pronação Dolorosa? 

“É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel. Esta lesão ocorre em crianças menores de cinco anos, devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto. A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços” (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
Eu nunca tinha escutado falar sobre isso até que um dia no consultório da pediatra enquanto esperava ser atendida, vi um menino, filho de uma colombiana, um menino muito alegre que eu já brinquei outras vezes, mas neste dia estava quietinho e com olhar meio perdido. Tentei chamar a atenção dele, brincar, mas ele não quis papo. Depois, quando fui atendida, a pediatra comentou que ele tinha três anos e devia estar sentindo muita dor há dias, ele era uma criança ativa e bem comunicativa normalmente, mas que brincando sofreu um trauma e, por isso, estava quieto, com o braço junto ao corpo para aliviar a dor e ainda ia passar por um “puxão” para colocar o osso no lugar.
Ela comentou também que isto estava acontecendo com certa frequência, quase um caso por mês no consultório dela. Na semana seguinte fui a um hospital que atende urgência pediátrica e lá estava mais um garotinho com menos de dois anos que também havia se machucado brincando com os pais e me lembrei de um post que eu vi circulando na internet há alguns meses e procurando achei e compartilhei na minha rede.

Tratamento

Procurar atendimento médico para que seja feito o adequado tratamento.
Na vigência da descrição clássica do trauma, o procedimento a ser realizado se chama redução, que consiste em “colocar o osso deslocado no lugar”. Feito isso, a melhora da dor e o restabelecimento dos movimentos são quase imediatos.

Evite

Manipular o braço da criança, principalmente quando o momento do trauma não foi testemunhado, ou seja, quando há apenas o relato de trauma e choro. Procure atendimento médico imediato.
 
 Como prevenir a Pronação Dolorosa?

Evite puxar a criança pelas mãos; desta forma, não ocorre o mecanismo de tração sobre o cotovelo.
Essa orientação deve ser seguida pelos pais, cuidadores, babás, professores, irmãos e outras pessoas que tenham contato com a criança.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.