“Jovem, obedeça sempre a seu pai, nunca deixe de seguir os conselhos da sua mãe…As ordens de seu pai e os conselhos de sua mãe são uma lâmpada para iluminar o caminho da vida. Quando seus pais castigavam você eles estavam querendo lhe mostrar a direção certa para uma vida feliz”. Provérbios 6:20,23 (A Bíblia Viva).
A criança que não sabe quais são os seus limites de comportamento, sente-se insegura e não amada. Os problemas emocionais entre os jovens não são causados pela disciplina firme, mas pela ausência dela.Definição de disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência. Este conceito é limitado. A palavra disciplina deriva de “discípulo”. Tanto disciplina quanto discípulo significa instruir, educar e treinar.
A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável.
Formas de disciplinar:
Desenvolver respeito pelos pais- esta é a base para todos os futuros relacionamentos da criança. Se quiser que seus filhos aceitem seus valores na adolescência, deverá então merecer seu respeito na infância.
Seja um modelo de disciplina para o seu filho. Cumpra as regras, antes de cobrá-las. A criança busca ser como aqueles que ama e admira.
Estabeleça regras. As crianças respeitam os pais que estabelecem regras. As crianças ficam confusas e infelizes quando lhes é permitido fazer o que sabem que é errado. Tente se lembrar: As professoras que mais marcaram na sua vida escolar foram aquelas que eram firmes no estabelecimento e cumprimento das regras. Comunique claramente aos seus filhos as regras que devem ser cumpridas, depois faça perguntas para saber se ele entendeu as regras.
Não aceite ser desafiado pelo seu filho. Ex: “Não faço, Não vou, ou Cale a boca você .” Tome uma atitude não finja que é surdo.
Castigo- Privação de privilégios. Sempre deve-se explicar à criança o porquê do castigo.
Não castigue seu filho por atitudes infantis do tipo: pular, cantar, correr, derrubar leite na mesa coisa muito natural até mesmo entre os adultos que tem uma boa coordenação motora, ainda mais com uma criança que está em processo de desenvolvimento da coordenação motora (atenção: ninguém quebra ou derruba alguma coisa porque quer. Pense nisso! Seja mais tolerante).
Não crie o hábito de castigar a todo momento, porque perde o sentido.
Evite cometer os mesmos erros que os seus pais cometiam e te deixavam infeliz “Sábio é o homem que aprende com os erros dos outros’.(autor desconhecido).
Nunca castigue seu filho obrigando-o a fazer coisas que deveria gostar. Ex: Vá ler uma página da Bíblia.
Evite disciplinar ou brigar com o filho quanto estiver fazendo as refeições à mesa. Sempre deve haver uma atmosfera harmoniosa entre a família na hora das refeições.
A criança tem que aprender a ter gratidão,tem que aprender a valorizar o que tem e o que recebe. Cuidado com o excesso de materialismo- o excesso de materialismo diminui a alegria de receber.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.