As sete necessidades da criança: Necessidade de Segurança

Marcadores:

As setes necessidades da criança

Necessidade DE SEGURANÇA

A criança tem uma necessidade íntima de certeza, de sentir-se segura, de ter chão sólido sobre os seus pés.
Fazemos as crianças se sentirem seguras conforme:
  • A forma como os abraçamos e tocamos.
  • A forma como os alimentamos, lavamos e arranjamos.
  • O tom de voz que usamos.
  • Uma rotina regular. Comida nutritiva, água limpa e ar são necessários para nos mantermos vivos. Não podemos viver sem eles. Um sono regular é igualmente importante. As crianças, mesmo pequenas, podem sentir um enorme stress e ansiedade se não satisfazem as suas necessidades corporais básicas.
  • Disciplina adequada
  • O sentimento de pertencer é uma necessidade psicológica profunda. A criança quer fazer parte de uma família, uma classe, uma equipe, se sentir que não pertence é claro que ficará insegura.
  • As crianças podem desenvolver noções mais saudáveis acerca de si, se fizermos todas estas coisas com prazer, amor e cuidado.
Condições que criam insegurança:
  1. Conflito entre os pais
  2. Mobilidade (pais que mudam o tempo todo, não fixam raízes).
  3. Falta de disciplina adequada- As vezes os pais estão de bom humor e são demasiadamente permissivos, mas quando estão aborrecidos ou nervosos não toleram nada.
  4. Ausência dos pais cria insegurança – os pais são tidos como pessoas fortes que protegem, a ausência deles faz com que a criança sinta-se desamparada.
  5. Críticas contínuas fazem com que a criança sinta medo de ser ousada, criativa e se dar mal. O excesso de criticas faz com que a criança pense que os pais não gostem dela –Os pais também podem provocar sentimentos de rejeição quando fazem coisas para a criança com ar de martírio.

Pais inseguros – os pais inseguros geralmente tem grande dificuldade de prover disciplina consistente. Eles mudam de um extremo para outro. Vão da permissividade ao castigo severo, dependendo de como se sentem na hora.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.