Fé a cada passo: compreendendo a necessidade de se relacionar com Deus

Marcadores:


Todos nós necessitamos de um relacionamento próximo com Deus. Não estamos sozinhos neste mundo, e ainda que como pais e pessoas nos sintamos assim, temos um grande mediador que está ao nosso lado, pronto para nos ajudar, atento às nossas necessidades e dificuldades com tamanho amor para nos auxiliar e confortar.

Talvez em casa, você como pai ou mãe sinta dificuldades para ensinar seu filho a construir um laço com Deus, mas não é tão difícil, o que é preciso é força de vontade e determinação.

• Explicar. O primeiro passo necessário é ensinar ao filho quem é Deus, qual o papel de Deus e o que Ele nos proporciona quando somos obedientes aos Seus mandamentos.

"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi." (Gênesis 1:1-7).

"Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador." (Salmos 18:2)

"Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio." ( 2 Samuel 22:2-3).

• Material. Você deve usar as escrituras para explicar, também, pode utilizar fotos de Cristo, que é o filho de Deus, e apresentar algumas imagens bíblicas para ilustrar os acontecimentos.

• Gravar no coração. É preciso persistência para ensinar a doutrina de Cristo, crianças e jovens tendem a se esquecer com muita facilidade e o modo de ensino por repetição é uma boa maneira de ensinar aos filhos sobre o valor dos ensinamentos de Deus.

• Explicar os porquês. Criança quer saber o porquê, o porquê disso e o porquê daquilo. E, em algum momento, pode ser que as informações contidas nas escrituras tragam algumas dúvidas aos pequenos ou jovens, mas um conselho valioso é que tanto o pai como a mãe devem sempre estudar juntos e, de preferência, estudarem com os filhos. Determine um dia ou data específica de cada mês ou semana para relembrarem juntos os bons ensinamentos que nos aproximam de Deus e que ajudam a se edificarem em conjunto, partilhando de momentos preciosos.

• A importância de cada um e cada coisa. Toda a criação operada por Deus tem um papel específico em nossas vidas, as árvores nos fornecem oxigênio para nos manter respirando saudavelmente, os animais, cada um deles, também, cumprem o requisito de equilibrar a natureza, fornecendo igualdade e alimentos na cadeia alimentar.

• Ser o exemplo. Não adianta apenas falar, é preciso muito mais, é preciso fazer, agir de maneira adequada a cada ensinamento e abordagem, pois os filhos percebem a diferença ou igualdade no falar e no fazer.

• Um ambiente familiar saudável. A harmonia no lar é muito relevante e preciosa, ela traz equilíbrio e harmonia para todos os que no mesmo ambiente vivem.

• Os benefícios. Os benefícios de ensinar aos filhos a possuírem um relacionamento próximo com Deus são inúmeros. É muito provável que com esses ensinamentos, eles sejam mais amorosos, equilibrados, que sejam mais obedientes e capazes de lidar com as dificuldades de forma mais positiva e esperançosa por melhores resultados.

• Fazer de cada situação uma oportunidade. Os pais devem fazer de cada momento uma oportunidade para aproximar e ensinar os filhos a terem um relacionamento com Deus. Os pais podem ensinar sobre valores como ser humilde e compartilhar com o próximo, quando ele não quiser dividir o lanche com outra criança ou não quiser compartilhar o brinquedo com seu irmão ou demonstrar egoísmo em alguma outra situação. Os pais podem, ainda, ensinar sobre amar ao próximo ao ensinarem a ser gentil e saber elogiar o próximo ou a ser mais caridoso, fazendo visitas as pessoas enfermas, que necessitam de apoio espiritual. Tudo pode ser ensinado de forma positiva, baseado nos ensinamentos que Cristo nos deixou.

• Ser amoroso. O amor é o puro amor de Cristo, esse tão nobre sentimento pode ser ensinado e sentido em qualquer lugar do mundo, se permitirmos e o buscarmos nas fontes verdadeiras que trazem bem-estar e alegria.

• Seguir os passos do Senhor. Mostrar aos filhos através do cotidiano, que servir e seguir ao Senhor é mais fácil do que se pensa, e que para isso é necessário desejo e empenho, em primeiro lugar.

• Falar, cantar e demonstrar alegria em viver assim. Vocês podem aproveitar os momentos juntos para cantarem hinos, conversar sobre os anos em que Cristo esteve na terra, em que os profetas se destacavam, e no que podemos nos espelhar para sermos pessoas melhores. Vocês podem fazer isso enquanto estiverem no carro, no caminho para a escola ou num passeio de fim de semana.

• Incentivar. Conviver numa relação honesta e mais presente com Deus faz, realmente, toda a diferença na vida. Os pais devem ensinar que apesar de não vermos Deus, nós podemos senti-lo, assim como não vemos o vento, mas, nitidamente, sentimos-o quando ele passeia em nosso rosto e nos faz sentir a brisa. Um meio muito eficaz de sentir e conversar com Deus é através da oração e dos hinos. Incentive seu filho a conversar com Deus e façam isso juntos de maneira que na memória dele, sempre, fique marcado que seus pais tinham um relacionamento íntimo com Deus, pois eles o obedeciam e Deus os abençoava. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, aguarde retorno da equipe do Blog.